Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento
do Estado do Rio de Janeiro
 

Perfil do Presidente:

Stella Romanos


STELLA ROMANOS é natural de Rio de Janeiro, RJ. Com formação em Letras (Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal Fluminense, iniciou sua carreira na Secretaria de Estado de Educação. Após a morte do pai, Stella Romanos ficou à frente de sua propriedade rural no município de Araruama, passando, mais tarde, a atuar como dirigente rural. Exerceu diferentes cargos na FAERJ – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Nos Sindicato Rural de Araruama e no CORE/RJ – Conselho dos Representantes Comerciais, esteve à frente como Presidente por dois mandatos.
Na administração municipal da Araruama, Stella Romanos atuou como Secretária de Saúde e Defesa Civil, Vice-Prefeita e como Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
No ano de 2009, a convite do então Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, Stella Romanos assumiu a Diretoria de Administração e Finanças da EMATER-RIO. Logo depois, foi designada para os cargos de Diretora Geral de Administração e Finanças da SEAPEC e de Subsecretária de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro.
De março de 2013 a julho de 2017, Stella Romanos ocupou o cargo de presidente da EMATER-RIO, período em que muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro, importante fonte de geração de trabalho e renda para a população fluminense. Como exemplo de atuação está a implantação e coordenação do Estradas da Produção, programa de grande diferencial para o Rio de Janeiro e reconhecidamente essencial para a mobilidade rural, com recuperação de estradas vicinais para o escoamento da produção agropecuária, permitindo o acesso das comunidades a serviços essenciais, como saúde e educação.
Em julho de 2017, Stella Romanos retornou à Diretoria Geral de Administração da SEAPPA com a missão de supervisionar a retomada do Programa Rio Rural, com a liberação de mais de US$ 40 milhões em incentivos para pequenos produtores rurais fluminenses.
No entanto, sua missão na EMATER-RIO não estava concluída. Em 1º de fevereiro de 2018, foi novamente conduzida ao cargo de presidente da EMATER-RIO com prioridade para a consolidação do Programa Rio Rural no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados

rodape