Emater-Rio traça planejamento para 2021 com a implantação dos ODS da ONU
26/11/2020 - 12h17
Nesta terça-feira (24/11) a Diretoria Executiva da Emater-Rio promoveu uma Reunião de Planejamento para o Exercício de 2021 e a 125ª Reunião do Conselho Administrativo da Emater-Rio. O encontro foi em Nova Friburgo, e contou com todas as medidas de segurança sanitária como: a medição de temperatura, a distribuição de máscaras, a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento entre os participantes.

Durante a Reunião foram apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão implantados na Emater-Rio. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas (ONU) estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. O primeiro passo para a implantação dos ODS na Emater-Rio foi estabelecer um programa para a divulgação de boas práticas dentro da Empresa.

A Presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, abriu o encontro falando da importância da Emater-Rio para os pequenos e médios produtores, que dependem do trabalho de Ater Pública para terem as mesmas oportunidades que os grandes produtores. “Extensão Técnica só a Emater faz! Quem vai em uma comunidade rural explicar como é importante para os pequenos produtores se reunirem em cooperativas e se associarem para juntos terem mais oportunidades? A Ater tem que ser Pública, democrática, levar informação e tecnologia para todos”, disse a presidente.

O Secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, também participou do encontro, ele agradeceu o empenho dos funcionários da Emater-Rio para garantir que a agricultura do Rio de Janeiro não parasse durante os momentos mais críticos. “Nos primeiros dias de pandemia e bloqueios, muitas pessoas foram para os supermercados e feiras para levar tudo que tinha e estocar em casa. E, graças a vocês da Emater-Rio, não houve um dia sequer de desabastecimento no Estado do Rio. Acho que essa é uma prova viva que o trabalho foi bem feito”, afirmou.

Em suas palavras, o Presidente do Conselho de Administração da Emater-Rio e representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Celso Merola, ressaltou a importância da Emater-Rio para a agricultura fluminense. “A extensão faz parte da minha vida, e no Ministério nós lutamos muito para ter esse contato direto com a Emater que é o principal órgão fomentador e desenvolvedor da agricultura do Estado do Rio de Janeiro. É um prazer enorme poder participar desse momento”, concluiu.

Durante a reunião de planejamento todos os superintendentes regionais da Emater-Rio apresentaram o trabalho que foi desenvolvido em 2020 e foram traçadas as metas para 2021 usando como base os Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU.