Sul fluminense conhece propostas da Secretaria de Agricultura
12/02/2019 - 14h57
Com objetivo de debater temas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado (SEAPPA), Eduardo Lopes, participou, na manhã do dia 9, de um encontro com prefeitos, secretários de agricultura e turismo e empresários da região Sul Fluminense, no município de Pinheiral. O diretor presidente da EMATER-RIO, Sergio Lemberck, representou a Empresa no encontro.

Segundo Eduardo Lopes, a meta do governo é audaciosa e os desafios, muito grandes. “Queremos elevar a participação do setor agropecuário no Produto Interno Bruto (PIB) estadual de 3% para 10% até o fim dos quatro anos de governo. É aquela história: se não tivermos desafios, como iremos avistar os resultados? Para se ter ideia do quanto é grande o nosso estado, o Rio de Janeiro está em terceiro lugar do país em arrecadação bruta, e o segundo PIB estadual”, destacou.

O presidente da EMATER-RIO, Sérgio Lemberck, disse como é gratificante ver tantos representantes do setor do agronegócio e autoridades presentes em um evento como este:

- Como presidente da EMATER-RIO, estou orgulhoso por compor a equipe do secretário, sei dos seus desafios, empenho e dedicação junto à Secretaria de Agricultura e das empresas vinculadas. Quero dizer que já estamos com plano de atuação em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, colocando o escritório da Empresa na linha de frente. Vamos dar total apoio ao nosso público alvo, os produtores rurais, que conseguem produzir e contribuir para uma economia mais forte, além de melhorar a participação no PIB”, afirmou.

O presidente da Fiperj (Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Vicenildo Medeiros, lembrou que a instituição é um órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e que tem por finalidade fomentar a pesca no estado e promover políticas públicas.

_Nós possuímos 12 escritórios espalhados pelo estado, inclusive, um localizado em Piraí, portanto, quero colocar a Empresa à disposição de todos os prefeitos aqui presentes. Devido ao corpo técnico que a Fiperj dispõe, sabemos da importância deste órgão, que pode oferecer assistência técnica aos pequenos produtores.”

Em meio aos prefeitos e secretários, o presidente da Pesagro-Rio, Nilton Rocha Leal, agradeceu ao secretário por integrar a equipe:

- É uma grande honra fazer parte da sua equipe, secretário. Quero aproveitar para dizer que a Pesagro-Rio está sendo novamente revitalizada e impulsionada. Todo país precisa de pesquisas para que os resultados sejam mais eficientes e, na agricultura, isto é extremamente importante. Com o trabalho conjunto, muito em breve, o Rio de Janeiro poderá chegar perto de atingir esses 10% do PIB”, ressaltou.

No final, Eduardo Lopes fortaleceu a ideia da união de todos e da parceira em prol do desenvolvimento econômico da região Sul Fluminense. “Nós precisamos estar unidos, os municípios, fortalecidos em grande parceria com os nossos produtores rurais, a fim de garantirmos um desenvolvimento sustentável ao Rio de Janeiro. Tenho certeza de que, trabalhando juntos, vamos chegar a um grande resultado”, finalizou o secretário.