Equipe da Agricultura entrega equipamentos do Rio Rural a agricultores
12/02/2019 - 14h41
A diretoria executiva da EMATER-RIO _ Sergio Lemberck (presidente), Karla Alverca (diretora de administração e finanças) e Benito Igreja Junior (diretor Técnico)_ esteve presente, no dia 11 de fevereiro, em um grande evento no município de Italva, região Noroeste do estado, com prefeitos, secretários de Agricultura, produtores rurais e representantes da sociedade civil, acompanhando o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes. O grupo participou de um debate, com a presença da prefeita Margareth de Souza Rodrigues, sobre a situação do setor agropecuário.

A prefeita lembrou a importância da parceria com a nova gestão em busca de rumos positivos para a agropecuária:

- Estamos aqui para trabalhar pelo povo, pelos agricultores familiares. Sempre que possível prometo estar presente para pedir apoio aos nossos projetos. A própria prefeitura está à disposição para o que vocês precisarem, faremos ações recíprocas para o bem-estar de nossos agricultores, revelou.

Eduardo Lopes ressaltou que seu estilo de trabalho é se colocar à disposição de prefeitos em seu gabinete:

- Sempre agi desta forma, de portas abertas. E na Secretaria de Agricultura não será diferente. Nós vamos estar disponíveis para receber os prefeitos e os secretários municipais ligados ao setor, afirmou.

Para o subsecretário da SEAPPA, Ramon Neves, apresentar novas diretrizes da Secretaria é uma grande expectativa aguardada por parte dos agricultores e dos secretários de Agricultura:

- O Rio de Janeiro não vai encontrar seu lugar ao sol se não valorizar agricultores, a produção. Devemos pensar na necessidade de termos, no mínimo, o suficiente para abastecer internamente o estado, advertiu.

E destacou a situação das regiões Norte e Noroeste do estado:

-Não é fácil ver uma região na qual está uma das maiores terras para a agricultura do estado não se desenvolver, seja por uma questão burocrática, ou pela falta de perspectiva do próprio estado em apoiar o agricultor.

O presidente da EMATER-RIO entregou três tratores e 17 implementos agrícolas, adquiridos com recursos do Programa Rio Rural para projetos coletivos, beneficiando associações de agricultores familiares, visando o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

- Acredito que o estado do Rio de Janeiro tem um grande potencial para desenvolver a agropecuária, a agroindústria e o agroturismo. Nós estamos buscando conhecer as características de cada região para melhor efetivar nossas ações e cumprir metas, isso é importante, já que o Rio é multicultural, disse.

Entre muitos participantes ao evento, estiveram presentes: o secretário Municipal de Agricultura de Itaperuna, Claudio Neves; o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; o subsecretário adjunto de Pesca e Agricultura de Campos dos Goytacazes, José Armando; o secretário de Fazenda de Italva, Gilberto de Freitas; o secretário de Saúde de Italva, Paulo Fernandes; o chefe do escritório regional da EMATER-RIO, José Antônio Zampier, e o secretário Municipal de Agricultura de Cardoso Moreira, Flávio Ferreira.