EMATER
 

 

 
Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento
do Estado do Rio de Janeiro
 
Bem-vindo
Esta empresa é responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro

 
Notícia
 
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO APROVA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA EMATER-RIO
04/01/2019 - 10h45
Durante reunião realizada na tarde do dia 3 de janeiro, o Conselho de Administração da EMATER-RIO aprovou a indicação da nova Diretoria Executiva da Empresa. Para o cargo de Diretor – Presidente, foi indicado o engenheiro ambiental e administrador Sergio Gilberto da Silva Lemberck, para ficar à frente da Diretoria de Administração, a escolhida foi a administradora Karla Alverca, e para a Diretoria Técnica, o engenheiro agrônomo e funcionário de carreira da EMATER-RIO, Benito Igreja Júnior.

Na cerimônia, o novo diretor-presidente falou sobre o desafio de dar continuidade ao excelente trabalho até agora realizado. Ressaltou, ainda, a força da EMATER-RIO durante todo o período de crise pelo qual passou o Estado do Rio de Janeiro.

- Fico muito feliz de dar continuidade ao trabalho dessa diretoria. Gosto de desafios. Minha formação multidiciplinar vai me ajudar nessa trajetória. Conto com todos vocês, salientou Sergio.

Em suas palavras, o diretor Técnico empossado Benito Igreja Júnior lembrou de seus mais de 30 anos de trabalho na extensão rural, bem como da necessidade de se valorizar o corpo funcional da Empresa.

- Assumo a diretoria Técnica pela segunda vez, e mesmo assim ainda me emociono. Tenho a extensão rural correndo nas minhas veias. Juntos, todos nós da Diretoria Executiva, faremos o melhor pela agricultura fluminense, frisou Benito.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, prestigiou a reunião de posse da nova diretoria da EMATER-RIO, cumprimentou todos os presentes e ratificou o seu apoio à nova equipe de dirigentes.

A NOVA DIRETORIA

Sergio Lemberck possui 38 anos de experiência em planejamento e gestão empresarial adquiridas nas empresas do Grupo YPF/REPSOL/GPC, do Grupo Vale do Rio Doce, da Peltron Engenharia Ambiental, dentre outras. Além das duas formações de graduação, Sergio possui pós-graduações em Administração de Recursos Humanos, Finanças e Orçamento, Engenharia Ambiental, Gestão de Qualidade Total, Engenharia da Computação, entre outras. Possui ainda MBA Executivo em Planejamento, Gestão e Controle de Empresas, na UFRJ. Sua formação inclui ainda mestrado em Engenharia Ambiental e doutorado em Gestão da Engenharia e Educação Ambiental, e professor universitário.

Natural do Rio Grande do Sul, da cidade de Uruguaiana, Sergio Lemberck também atuou nos Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia e em Centros de Excelências Nacionais para planejamento e desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, controle e gestão de políticas, planos e programas nacionais de estudos de bacias hidrográficas, comitês de bacias, educação ambiental, tecnologias para tratamento de águas, esgotos sanitários e efluentes industriais com reuso de águas e resíduos sólidos, despoluição de rios e lagoas, revitalização de lagoas, gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão e controle de lixões, auditorias e licenciamentos ambientais, controle de poluição atmosférica, recuperação da mata atlântica e de florestas, dentre outros.

Sua experiência na área da Agricultura também é oriunda do trabalho como assessor parlamentar na Câmara de Deputados de Brasília, desenvolvendo projetos voltados para as políticas públicas brasileiras e participando como assessor técnico nas Comissões Especiais de Tragédias Climáticas, Meio Ambiente e Revisão do Código Florestal Brasileiro, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, além de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente no município de Seropédica, RJ.

Executiva com 19 anos em cargos de liderança e grande experiência administrativa, consultoria, auditoria e financeira em várias empresas do grupo Universal, Karla Alverca assume agora a Diretoria de Administração da EMATER-RIO. Entre suas habilidades estão determinação em atingir metas através do desenvolvimento e motivação do grupo de trabalho.

Sua experiência abrange também elaboração de estudo econômico e financeiro, planejamento orçamentário, elaboração de indicadores, comprometimento com os resultados e de performances apontadas das empresas de acordo com o Plano de Negócios e metas elaboradas.

Além da formação em Administração, Karla Alverca também graduou-se em Ciências Contábeis, fez pós- graduação em Auditoria e Controladoria e em Gestão Pública, com intercâmbio em Londres, MBA Finanças Corporativas. Possui ainda grande experiência como professora de pós-graduação. Importante ressaltar que, em agosto de 2017, Karla Alverca recebeu o Título de Imortal da Academia Brasileira Teológica de Letras – ABTL, na qualidade de Acadêmica Teológa, no Quadro de Acadêmicos Honorários.

Benito Igreja Júnior vai, mais uma vez, comandar a área técnica da EMATER-RIO. Servidor de carreira desde 1989, Benito já esteve no cargo no período de 1999 a 2004. Em trabalho de campo, sempre atuou com agricultores familiares em programas de apoio à reforma agrária e de desenvolvimento sustentável em microbacias hidrográficas nos municípios de Campos dos Goytacazes, Cachoeiras de Macacu e São Gonçalo.

Também trabalhou como Gerente Técnico Regional de Agricultura, Gerente Técnico Estadual de Microbacias Hidrográficas e Fruticultura. É membro da Sociedade Brasileira de Fruticultura – SBF, da SOB - Sociedade de Olericultura Brasileira e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Além da formação em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Benito Igreja possui pós-graduação em Informática e Agropecuária pela UFLA – Universidade Federal de Lavras – MG, mestrado em Geografia, Dinâmica da Paisagem, pela UERJ – FFP - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores .

Com anos de experiência na agricultura fluminense, Benito exerceu cargos como Subsecretário Adjunto de Captação de Recursos da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Diretor Presidente da FIPERJ- Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, onde também exerceu a Chefia de Gabinete. Também atuou como Assessor Técnico da Presidência da PESAGRO-RIO



Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados

rodape